Devido a demanda, desde 2019, oferecemos dois cursos de extensão universitária na modalidade a distância. São cursos de formação na área de Bioinformática que visam a capacitação de pessoas para um forte embasamento computacional.
O curso de Introdução à Computação para Bioinformática já formou mais de 600 alunos e oferece uma introdução à lógica de programação usando a linguagem de programação Python, à técnicas de análise de algoritmos e algoritmos clássicos de alinhamento de sequências.
O curso de Algoritmos para Bioinformática contempla os principais algoritmos da área e foi criado para quem já fez o primeiro curso ou tem domínio de lógica de programação. Ele aborda os principais fundamentos de biologia necessários para alguém formado em computação entender os principais problemas da Bioinformática, bem como modelos e algoritmos para alinhamento de sequências, montagem de genomas, reconstrução de árvores filogenéticas e Bioinformática estrutural (modelagem, docking, triagem virtual, etc). Ele é focado nos métodos, nos algoritmos e não em ferramentas específicas. O objetivo é entender como os problemas são resolvidos computacionalmente e não apenas usar ferramentas.
O curso proposto tem como objetivo a introdução aos conceitos fundamentais de aprendizado de máquina, com ênfase na aplicação dessas técnicas a dados biológicos. Serão abordados os principais algoritmos supervisionados e não supervisionados, além de métodos de avaliação de modelos preditivos. O curso é voltado para estudantes das ciências da vida — como biologia, biomedicina, bioquímica, farmácia e áreas afins — que desejam dar os primeiros passos na área de bioinformática e ciência de dados, com foco na análise e interpretação de grandes volumes de dados biológicos por meio de ferramentas acessíveis e práticas.